A propaganda no Brasil: de 1950 a 1999
Foram 50 anos de prosperidade, crescimento, crises políticas, conquistas e muita apreensão. Embora datado de 1943, esse anúncio da Coca-cola, o primeiro anúncio brasileiro da marca executado no país representa bem o momento de prosperidade e as perspectivas positivas da marca em relação Brasil.
Primeiro anúncio Brasileiro da Coca-cola - 1943
Década de 50
O inicio da década é marcado pela chegada da televisão no Brasil. Através da iniciativa de Assis Chateaubriand, proprietário do grupo midiático Diários Associados, entra ao ar no dia 19 de Setembro em São Paulo a TV TUPI. A primeira emissora televisiva do Brasil. Para concorrer com o novo veículo, o rádio teve que se transformar.
A logo da TV Tupi - canal 6 - Um índio usando cocar de antena
Anúncio de Jornal - Inauguração da TV TUPI
Modelo de câmera importada dos Estados Unidos - 1950
Aglomeração em vários pontos da cidade para assistir a inauguração.
Modelo de TV da época - 1950
E como ficou a mídia rádio?
Com a chegada da TV no Brasil, o rádio teve que se reinventar. Segmentou sua programação e se especializou as emissoras de Amplitude Modulada (AM)e de Frequência Modulada (FM). Os estilos variam a partir dos mais populares, com esportes (predominantemente o futebol), polícia, até o jornalismo com prestação de serviço, informações e música.
Os grandes artistas do Rádio migraram para a TV
E os jornais anunciavam a programação da TV Tupi - As novelas eram a sensação.
Modelo de TV mais moderna do final da década de 50.
Anúncio de revista - 2 cores: Extrato de tomate Elefante - Marca CICA
Anúncio patrocinado - O sitio do pica pau amarelo era um programa de TV patrocinado pela marca de sorvetes Kibon
Campanha de 1954 para vender televisores Philco à prestações.
1950 - Inicia-se a concorrência com a Televisão e com a Era da Imagem.
É inaugurada a PRF-3 TV Tupi-Difusora, de São Paulo (18/9). Os elencos e principais programas das rádios começam a se transferir para o novo veículo. Ao rádio cabe inovar na programação.
A notícia recebe tratamento destacado. Vários rádios, jornais e boletins noticiosos (sínteses) são elaborados pelas emissoras, buscando igualar-se à audiência da Rádio Nacional. A iniciativa de Carlos Palut, com a Rádio Continental, de criar unidades volantes (Comandos Continental) para que os repórteres falassem direto do local dos acontecimentos, promove uma revolução no rádio informativo.
1951- Em 20 de Janeiro, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.
Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.
1954 - A Rádio Bandeirantes tenta um modelo inédito:
A cada 15 minutos, um é dedicado à transmissão de informações. Entra no ar a primeira rádio em FM, Rádio Imprensa, do Rio de Janeiro, que comercializava a programação em supermercados, em lojas e em escritórios.
1955 - É inaugurada a TV Rio
Aliando-se à TV Record, inaugurada em 1953, às Emissoras Unidas. Inaugurada a Rádio Guaíba de Porto Alegre uma das primeiras emissoras a dedicar-se ao público classe AB, investindo no trinômio: música-esporte-notícia um ano depois.
1957 - Em agosto iniciam-se as transmissões entre cidades no Brasil
Com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a transmissão do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio de Janeiro.
1957/1958 - São comercializados em nível internacional os primeiros rádios receptores transistorizados com funcionamento a pilha.
Neste mesmo período, ocorre a organização do Sistema de Rádio Educativo Nacional (SIRENA), pelo professor João Ribas da Costa, que contabilizou 47 emissoras na luta contra o analfabetismo. Em 1963, foi incorporado à Rádio Educadora de Brasília e extinguiu-se.
1958 - Rádio Guaíba de Porto Alegre transmite a Copa do Mundo
Da Suécia, sendo a primeira a contar com o retorno no estúdio. Também entra no ar em Porto Alegre a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, primeira emissora universitária AM do Brasil, por obra de Antônio Alberto Goetze e Elyzeu Paglioli (18/11).
1959 - Rádio Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, uma das primeiras emissoras a integrar a música e a notícia, inova ao lançar o Serviço de Utilidade Pública (achados e perdidos).
Surge a TV Continental canal 9 no Rio de Janeiro, trazendo a novidade do vídeo-tape para o Brasil. Ela seria cassada em 1972;
Década de 60
Nos anos 60, o rádio adquiriu novas dimensões. Algumas emissoras se dedicavam a ouvintes de classe A com músicas selecionadas, intercaladas com noticiários políticos nacionais e internacionais.
A TV nos anos 60 se fortalece em todo o Brasil. Nesta década é Fundada a ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV.
O golpe militar, que perdurou por duas décadas cria diversos atos institucionais de CENSURA. começa a perseguição, a extinção de programas e rádios. Goiás também sofre com a censura.
Repórter Esso vai para a TV - fortalecimento do noticiário
Garota propaganda - Merchandising Editorial - TIE IN
Pelé - o maior garoto propaganda do momento
Modelo de TV Colorida
1960 - É inaugurada a primeira TV Excelsior em São Paulo, a segunda viria em 1963 no Rio de Janeiro. Foram inauguradas as duas primeiras emissoras de televisão do Recife: TV Jornal do Commercio e TV Rádio Clube de Pernambuco.
1961 - A renúncia do presidente da República Jânio Quadros deflagra uma crise de governo. No Rio Grande do Sul, o governador Leonel Brizola utiliza a Cadeia Radiofônica da Legalidade, com mais de uma centena de emissoras liderada pela Rádio Guaíba, e garante a posse do vice João Goulart, o Jango, na Presidência.
Decreto presidencial regulamenta em 1961 o Movimento de Educação de Base (MEB), criado por Dom Eugênio Salles, com supervisão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), embora as ações da Igreja neste campo já existissem desde os anos 50.
Fundada a ABERT, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (27/11).
1962 - A propaganda gratuita, em ambos os meios é instituída. (rádio e TV) Os gravadores cassetes, lançados pela Phillips no início dos anos 60, começam a chegar ao país.
1963 - Estabelecido o Código Brasileiro de Radiodifusão. É inaugurada a filial da TV Excelsior no Rio de Janeiro.
1964 - O golpe militar de 31 de março, que perdurou até os anos 80, institui diversos atos institucionais que recrudesceu a censura sobre os veículos de comunicação até mesmo extinguindo alguns programas radiofônicos.
No Rio Grande do Sul, é montada a Segunda Cadeia da Legalidade para resistir ao golpe militar. É coordenada pela Rádio Difusora de Porto Alegre, mas a tentativa não dá resultado.
1965 - O Brasil é integrado ao INTELSAT, para transmissões de rádio e televisão via satélite. Em 26 de abril de 1965, entra no ar a TV Globo canal 4 do Rio de Janeiro, embrião da Rede Globo de Televisão.
1966 - Em março, a TV Globo compra a TV Paulista transformando-a em TV Globo São Paulo, primeiro passo para a criação da Rede Globo.
1967 - Criado o Ministério das Comunicações e com ele o Departamento Nacional de Telecomunicações (DENTEL), órgão encarregado de fiscalizar as programações das emissoras de rádio e de televisão.Em 13 de maio de 1967, começa a funcionar a TV Bandeirantes canal 13 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes.
1968 - foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil: TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco. As ligações em FM, utilizadas como links para transporte do som dos estúdios aos transmissores, são proibidos. O governo decide distribuir estes canais, visando a expandir o número de emissoras, o que efetivamente ocorre em meados dos anos 70.
1969 - Em 28 de fevereiro, inauguram-se no Brasil as primeiras torres de rastreamento de satélites pela Embratel, então uma empresa estatal, localizadas no município de Tanguá no Estado do Rio de Janeiro, ligando em linha direta o Brasil entre si e com o restante do mundo.
A Rádio Cultura AM de São Paulo é estatizada, passando a fazer parte da recém-instituída Fundação Padre Anchieta.
Década de 70
A ditadura militar assombrava os veículos de comunicação graças ao Ato Institucional 5. O rádio não seria o único veículo a se adaptar aos tempos militares. A década consolidaria o Brasil como País do Futebol com o Tricampeonato mundial. E no final da década, a população vê os resultados da luta pela democracia.
Anúncio homenagem - TV Colorado ao Brasil campeão do mundo - Copa de 1970
Anúncio Colorido com fotografia - Kibon
Anúncio Colorido com fotografia - Meu primeiro gradiente.
Um gravador com microfone para fazer gravações.
Anuncio Ford Galaxie - violência contra a mulher
Anúncio em Gibis impressos - mídia da época. Campanha Caloi.
Anúncio em Gibis impressos - Campanha Choquito - crianças inteligentes.
Produto direcionado ao publico infantil.
Anúncio de cigarro: temas: juventude, esporte, diversão, status.
Anúncio de cigarro ligado a moda, beleza e jovialidade
Anúncio de cigarro ligado a Status. Atente-se ao recorte da foto.
1970 - Emissoras oficiais e privadas transmitem o Projeto Minerva. O programa é produzido pelo Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura, e gerado pela Rádio MEC, do Rio de Janeiro. (04/10). A Rádio Difusora de São Paulo foi a primeira a transmitir regularmente em FM no Brasil (02/12/1970). A TV Excelsior (matriz e filial) saem do ar por decisão do governo.
1972 - Primeira Transmissão Pública de TV em Cores. Em 19 de Fevereiro de 1972, foi realizada a primeira transmissão pública de TV em cores, com programação produzida no Brasil, a Festa da Uva, em Caxias do Sul - RS.
Prefeitos demagógicos mandaram instalar televisores nas praças públicas - e alguns deles chegaram mesmo a comprar TVs coloridas, o que levou às ruas todos aqueles que não possuíam uma, curiosos com a surpreendente imagem em cores. Mesmo com o novo aparelho, de vez em quando as transmissões “caíam’’, e os lugares passavam sem TV, ou sem alguns dos canais, por longos dias.
1973 - Lançado pelo governo o Plano Básico de Canais em FM com incentivo à produção de radiorreceptores com faixa AM e FM. O número de emissoras em FM aumenta. O padrão seguido é o dos Estados Unidos com comunicadores de voz jovem, aplicando aos diálogos a informalidade, o humor, além de promover sorteios de brindes e rodar muita música.
1975 - Governo cria a Radiobrás (Lei 6.301, de 15/12).
1977 - Em abril de 1977 é cassada a TV Rio.
Década de 80
No início da década de 80, antenas começaram a se espalhar no teto das favelas. Os jornais e revistas reproduzem a imagem em fotos repetitivamente artísticas, diante das quais havia sempre alguém que entoava, moralista: “Veja só. Eles não têm o que comer, mas têm televisão’’.
A TV já não era regalia social no Brasil. E os mais pobres passavam a ser espectadores daquelas imagens que durante as últimas décadas visam satisfazer sobretudo a classe média brasileira - a mesma que fora o sustentáculo moral do governo militar em seus 20 anos.
Década de 90
Com o Plano Real, em 1994, ocorreu a explosão das vendas de aparelhos de TV, agora com o controle remoto, ampliando largamente o consumo televisivo das classes D e E e pondo em crise um certo modelo de representação e exibição. Só em 1996, foram vendidos 8 milhões de televisores no Brasil.
A popularização dos programas foi inevitável, a fim de agradar a nova maioria estatística. As classes economicamente superiores, por seu lado, migraram para as TVs pagas, colocando-se num outro patamar de distinção social. E as emissoras abertas ficaram entregues ao “povo’’.
Hoje, os programas populares dão muitas vezes a medida do Ibope - e, nesses casos, saem à frente na audiência as emissoras que conseguem ter maior empatia com a emoção ordinária.
A guerra de audiência entre Gugu e Faustão, por exemplo, espelha esses conflitos - não apenas diante dos espectadores, mas nos bastidores das emissoras- entre a maior e a menor empatia popular. Aqui, o vitorioso poderá ser Gugu, e a derrotada, a Globo.
No período histórico descrito, a Rede Globo se fez a emissora hegemônica no Brasil. E recebeu uma função, do ponto de vista social, mais ou menos equivalente à do cinema hollywoodiano nos EUA (entre os anos 10 e 50): propagar nacionalmente representações de vida e comportamento de classe média que iriam constituir o imaginário dominante do homem comum.
As rádios FM se consolidam como o novo canal de rádio. Graças automatização das emissoras, é possível escutar músicas 24 horas por dia. Em 16 de julho de 1980, foi fechada pelo governo federal a Rede Tupi, emissoras pioneiras da TV no Brasil, no ar desde a década de 1950. Silvio Santos inaugura o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. O Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus compra a Rede Record.
Silvio Santos e Manoel de Nóbrega - Programa Praça da alegria
Anúncio da marca US TOP - Público Jovem - liberdade
TV de Tubo, carcaça de madeira - sintonizador de canais na tv
Maitê Proença, estrela da TV, protagoniza campanha de Vídeo Cassete da Sony
Anúncio Colorido com fotografia - Staroup utilizando crianças posando como adultos (sensualização)
Anúncio Colorido com fotografia - Valisere
primeiro sutiã (tecnocracia da sensualidade)
1980 - Inicia-se a automatização das emissoras de rádio. Até fins dos anos 90 o cartucho e a fita magnética são substituídos pelo MD (Mini disc), o disco de vinil pelo CD (Compact Disc), e o próprio rádio transmissor utilizado pelos repórteres é trocado pelo telefone celular, transformando cada profissional numa unidade móvel.
A segmentação das rádios comerciais torna-se mais intensa a partir da metade dos anos 80.
Na área da informática, os computadores são, gradativamente, implantados nos estúdios e nas redações. Do mesmo modo, as redes nacionais de telefonia são supridas de fibras óticas, essenciais para elevar a velocidade e aumentar a qualidade das transmissões.
1981 - Silvio Santos unifica suas emissoras fundando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Começa em Sorocaba, interior de São Paulo, o movimento das rádios alternativas ou livres, que posteriormente se espalhou pelo país. No dia 19 de agosto de 1981,
1982 - Rádio Bandeirantes AM, de São Paulo, transmite o radiojornal Primeira Hora via satélite.
1983 - Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, é a primeira emissora AM a implantar o estilo para transmitir noticiário radiofônico 24 horas por dia, processo que se consolida nos anos seguintes.
Em 5 de junho de 1983, é fundada no Rio de Janeiro, a Rede Manchete composta de canais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e com representação em Brasília.
Instituído oficialmente o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (SINRED), que funcionou até 1988. Em 1994, houve tentativa de reativá-lo, mas sem êxito.
1987 - Volta a funcionar a TV Rio que mais tarde seria vendida a Igreja Universal.
1988 - Internet no Brasil
O começo da internet no Brasil tem um ponto em comum com o da internet geral: educação. Em outubro de 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, no Rio de Janeiro se conecta com a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. No mesmo ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, ou Fapesp, faz uma conexão via Bitnet com um laboratório norte-americano. As únicas ações eram trocar emails e compartilhar arquivos. A conexão era individual por linha telefônica e ponto a ponto, sem precisar de discagem.
1989 - Desponta a primeira rede de rádio comercial via satélite: BandSat AM. A partir de 1990, outras emissoras passam a transmitir nesta modalidade, entre elas, a Jovem Pan e Transamérica. Em 9 de novembro de 1989, a TV Record de São Paulo é vendida para o Bispo Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão.
Década de 90
Marcada por grandes acontecimentos e tragédias, o rádio teve grande participação nas coberturas de grandes eventos como a Copa do Mundo de 1998.
Campanha DDD - Embratel
Campanha Kaiser - Baixinho
Campanha mamíferos - Parmalat
Anúncio da Arisco - Rubens Barricello
TV de Tubo, carcaça de metal - sintonizador de canais pelo controle remoto
1990 - Sistema de rádio por cabo é lançado, mas não se firma. A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema "MMDS", a empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que a transformou em TVA.
1991 - No rádio AM, uma inovação: surge a primeira emissora all news do país, a Central Brasileira de Notícias (CBN). Em 1995, também seria pioneira neste estilo no rádio FM.
1993 - Formada a Rede Conesul de Comunicação, agregando as rádios: Gaúcha (Porto Alegre/Brasil), Mitre (Buenos Aires/Argentina), Carve (Montevidéu/Uruguai), Ñanduti (Assunção/Paraguai) e Cooperativa (Santiago/Chile).
1994 - O nascimento da internet comercial - Em 20 de dezembro, a Embratel lança o serviço experimental de internet comercial no Brasil. Só cinco mil usuários foram escolhidos para esses testes. Em maio de 95, ele começaria a operar de forma definitiva. Olha o que tava acontecendo. A Embratel, estatal que detinha a infraestrutura de conexão, seria a única forma do consumidor comum acessar a internet no Brasil. Nesse ensaio de monopólio, 500 usuários previamente cadastrados eram escolhidos por semana para ganhar acesso, e tem relatos até de comércio de senhas por fora nessa época.
Aí os internautas brasileiros puderam surfar a vontade nessa rede mundial dos computadores, com o World Wide Web já virando padrão de navegação.
É nesse período também que computadores aparecem com mais frequência nas casas, ainda de forma bem tímida. Eles eram caros, mas algumas marcas começaram a lançar modelos mais acessíveis, e o povo também fazia alguns sacrifícios. Marcas como CCE, Gradiente e Positivo, que já tiveram a história contada aqui, eram alternativas nacionais.
A partir daí, é novidade atrás de novidade. Em 95 surge o canal vip.com.br, primeiro domínio comercial registrado no Brasil. Sites de notícias, bancos, empresas e bandas foram os primeiros nessa corrida. No final deste ano, já eram 20 provedores privados e 120 mil pessoas conectadas. Nasceu ainda a primeira rede de IRC do país, a Brasirc, e o buscador Cadê.
1995 - A web comercial brasileira começa oficialmente neste ano (31/05), embora a primeira conexão tenha acontecido em 1991 e em 1994 a Embratel tenha oferecido os primeiros contatos à rede mundial. Muitas emissoras convencionais começam a experimentar as transmissões on-line pela world wide web (www) que tornou possível acoplar som, imagem e vídeo, além dos textos. As pioneiras a transmitirem a programação ao vivo foram a Gaúcha, Jovem Pan, Eldorado e CBN.
1996 - Rádio CBN, de São Paulo, passa a transmitir a mesma programação do AM no FM, ampliando a audiência. A posteriori, a mesma medida é aplicada no Rio de Janeiro. Experiência pioneira no gênero foi registrada pela Rádio Eldorado em 1958. Surge a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO).
1997 - Congresso Nacional aprova a Lei Geral das Comunicações, criando a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
RadioFam da PUC do Rio Grande do Sul, web rádio universitária pioneira no País, entra na internet.
1998 - Realizada a primeira transmissão experimental em DAB (Digital Áudio Broadcasting) no Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante Congresso da ABERT, pelo sistema europeu Eureka-147.
Decreto 26.615 regulamenta as rádios comunitárias (Lei n° 9.612, de 19/02/1998).
Entra no ar a Rádio Totem, com sede em São Paulo, considerada a primeira emissora brasileira com existência apenas na internet.
1999 - Em 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a Rede TV!
E a propaganda em Goiás:
Walter Menezes, jornalista relata que ele fundou no ano de 1956 a primeira agência, a WM Publicidade. Porém essa informação contraria os atuais registros que afirmam que a Cannes Publicidade, de propriedade de Zander Campos, aberta oficialmente em 1957 foi à primeira empresa desse segmento da comunicação na capital estadual. A verdade é que, de fato a primeira agência de publicidade que funcionou, e ainda funciona, nos moldes como a publicidade subdividida em departamento de atendimento, planejamento, criação e mídia. foi a Cannes.
De acordo com Zander Campos, em 1953 houve uma tentativa de abertura de uma agência de propaganda em Goiás deu-se, sob o nome de Organizações Caçula. Essa iniciativa que não obteve êxito partiu de Isorico Barbosa de Godoy e do fotógrafo Hélio de Oliveira, funcionários do jornal O Popular e nem chegou a ser registrada na Junta Comercial porque teria funcionado por apenas três meses.
A questão é que, após a abertura da WM Publicidade a profissão começou a ganhar contornos oficiais. No ano seguinte, em 1957, é fundada nos recintos da Associação Goiana de Imprensa a Associação Goiana de Propaganda. Essa entidade teve como fundador e presidente Isorico Barbosa de Godoy e dois vice-presidentes, Walter Menezes e Zander Campos.
Uma década depois, nos idos de 1970 a propaganda goiana se reconhece, formada por profissionais autodidatas já que não havia em Goiás uma instituição voltada para o ensino de Publicidade e da Propaganda, que surge apenas em 1997 na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, começa a se destacar nacionalmente.
Campanhas goianas de 1980 - anunciantes: Caixego, BBC e Agrobanco
Fonte: A História da Propaganda em Goiás - Iuri Rincon Godinho
Campanha para lojas Onogás - Papai: Noel de agosto
Curiosidade:
No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A experiência pioneira aconteceu da sacada do prédio onde hoje é a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Olavo ficou com uma câmera e uma antena. As imagens captadas da Avenida Rio Branco foram transmitidas em uma TV de três polegadas, instalada na Getúlio Vargas, onde funcionava a antiga Casa do Rádio.
A TV Digital no Brasil teve início às 20h30min do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, utilizando o padrão ISDB-t japonês, rebatizado no Brasil, com o nome fantasia de SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), embora na verdade o sistema não contenha nenhum componente brasileiro, exceto o middleware Ginga.
Exercício aula 3 - deve ser executado em forma de apresentação utilizando os meios e veiculos da época
O líder/autor do grupo será responsável por postar no blog conteúdo a ser desenvolvido pelos membros em um unico arquivo
- colocar no título da postagem: o número do grupo, o assunto e, ao final da postagem o nome de todos os autores para que eu possa dar nota.
- Ninguém deve carregar o colega nas costas. Esse é um trabalho colaborativo de conteúdo próprio e deve ser tratado com muita seriedade.
Cuidado com o plágio. Tenha o cuidado de citar as fontes.
Quanto ao conteúdo, os materiais deverão ser compostos a partir de 3 eixos norteadores:
- Mercado (1950 a 1999 apenas)
- Público-alvo
- Tecnologia
Conteúdo - aula 3
A sua missão é aproveitar seu momento em família para conversar com seus pais/tios/avós/parentes mais velhos sobre uma campanha de propaganda de rádio, televisão ou impressa de alguma marca, produto ou serviço marcante e, verdadeiramente, inesquecível (lembre-se que a propaganda deve ter sido veiculada, obrigatoriamente, no período de 1950 a 1999).
Faça-o(a) falar sobre o impacto daquela propaganda na sua vida, como e porque aquela comunicação, ficou guardada em sua memória. A sua missão é arrumar um espaço bem legal na sua casa e entrevistá-lo(a). Ambos podem aparecer no vídeo e você pode editá-lo inserindo o material ou mostrando para a câmera. Não precisa ser um vídeo longo, mas deve ser bem significativo.
Lembrem-se que vocês estão divididos em grupos, mas esse trabalho será individual e caberá a cada integrante realizar sua atividade com um familiar em casa, postar o vídeo no youtube e disponibilizá-lo por meio de link para postagem no blog.
O líder do seu grupo será responsável por juntar os links dos vídeos e os textos que produziram sobre essa entrevista em uma única postagem e enviar para o blog como o seguinte título: Atividade 3 / grupo 00 - Entrevistas
Porém reitero que cada aluno(a) será responsável por produzir além do vídeo, um texto sobre a experiência, falando da propaganda comentada durante a entrevista e, se possível, colocar também o link do video da referida propaganda ou ao menos um impresso da mesma.
Lembrem-se que esse é um trabalho colaborativo de conteúdo próprio e deve ser tratado com muita seriedade. Cuidado com o plágio. Tenha o cuidado de citar as fontes.
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