A propaganda no Brasil: de 1808 a 1919
Como tudo começou...
Há quem diga que as origens da Publicidade remontam a idade da pedra para provar que é algo “natural” do ser humano e não uma construção cultural.
Vamos pensar na Publicidade no Brasil, quando ela se torna uma instituição com um fim comercial preciso.
Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
Assim, a história da propaganda no Brasil começou com a chegada da Família Real Portuguesa em 22 de janeiro de 1808.
Ela trouxe consigo a Prensa Tipográfica o que tornou possível a primeira publicação na Gazeta do Rio de Janeiro, nosso primeiro jornal.
Esse periódico publicaria o mais antigo anúncio de que se tem notícia:
"Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas ou com Capitão Francisco Pereira de Mesquita, que tem ordem para as vender”
Gazeta do Rio de Janeiro – 1808
Em 1875, a chegada dos classificados com ilustração aumenta a atração dos anúncios
Em meados do Séc XIX, por volta de 1860, começaram a aparecer os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda. Em 1875 os jornais: Mequetrefe e O Mosquito inauguravam os reclames ilustrados. Com a Gazeta vieram os primeiros anúncios, que inicialmente não eram cobrados.
Segundo Pinho (1998), em geral anunciavam-se imóveis, leilões de tecidos e solicitação de serviços. O grande filão daquele século, porém, revela mais um detalhe pitoresco na história da publicidade brasileira: até 1888 foram publicados cerca de um milhão de anúncios de escravos.
A propaganda no Brasil: os primeiros anos do Século XX 1900 – 1919
Enquanto o mundo se preparava para a 1ª Guerra Mundial e nas ruas eram panfletadas campanhas de recrutamento, no Brasil, o século XX começou com recuperação econômica, adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com exportação de café, borracha, algodão e cacau.
Os Estados unidos, àquela altura já havia substituído a Inglaterra como a maior potência econômica do Planeta. A importação de novas técnicas de impressão faria multiplicar, nas capitais brasileiras, alguns periódicos ilustrados(revistas). Os anúncios ganham mais cores.
Artistas conhecidos passam a desenhar os anúncios publicitários (Julião Machado, Vasco Lima, etc.) e os poetas famosos se tornam os nossos primeiros copywrites (Olavo Bilac, Emílio de Menezes, Hermes Fontes, etc.) Os anúncios da época eram produzidos em grandes formatos, continham muitas ilustrações em P&B ou no máximo duas cores. Os textos eram produzidos por poetas. E você sabe o que é um copywrite?
1904
1905
As peças publicitárias nasciam da junção de vários elementos, assinala Marcondes (2002, p.16) que “da literatura e do jornalismo a publicidade importou o texto; do desenho e da pintura, trouxe as ilustrações”. Com o surgimento da “Revista da Semana” no Rio de Janeiro em 1900, os anúncios, além de cores e imagens ganham bom gosto e novas técnicas de impressão. Nesta mesma data do surgimento da revista começam aparecer sátiras políticas na propaganda que se prolonga por toda década (100 ANOS DE PROPAGANDA, (1980, p.15).
Revista O Malho
No seu editorial de apresentação aos leitores (20/05/1900) a Revista da Semana assumira o compromisso de publicar “excelentes gravuras, copiadas de fotografias, o que deva excitar a curiosidade pública”. Prometia, quando possível, “juntar-se-á a isto o texto necessário para a boa compreensão dos fatos, embora, em regra, nos empenhemos em multiplicar de tal modo as estampas, escolhendo-as tão bem que dispensem comentários”.
1910 – 1920
O período de 1910 a 1918 é marcado pela efervescência da guerra e politização. Os políticos eram referenciados e se tornavam garotos-propaganda.
Um dos anúncios da Manah de um alimento fortificante, uma espécie de Farinha Láctea da época, veiculado na Revista “Fon-Fon” mostra o Barão do Rio Branco (diplomata e cônsul brasileiro), gordo e saudável conversando com um menino.
Legenda: – Seu Barão, o que devo fazer para ficar forte e bonito como o senhor? A resposta: Deves-te alimentar com o milagroso Manah, que, além de ser atualmente a salvação das crianças, ainda oferece um premio de 500$000 (100 ANOS DE PROPAGANDA, 19(80), p.15).
Em 1914 instala-se na cidade de São Paulo, pelo Publicitário e Jornalista João Castaldi, em sociedade com o empresário Jocelyn Benaton A Eclética, a primeira agência de propaganda do Brasil. Na sua fundação foram contratados escritores e artistas para preparar os textos e ilustrações dos anúncios. No início, o trabalho era de agenciadora de anúncios em jornais impressos, especialmente no jornal O Estado de S. Paulo. “Uma das primeiras batalhas de Castaldi foi conseguir junto aos jornais o pagamento da comissão de 20% pela captação e veiculação dos anúncios publicitários”, conta o pesquisador de história da propaganda e professor do curso de publicidade do Mackenzie, Adolpho Queiroz. Outra preocupação dos pioneiros era a de fixar a marca da agência, que em uma das campanhas da época pede que os clientes reflitam antes de executar “seu plano de propaganda”.
Anuncio Agência Eclética - 1914
A proposta era anunciar nos principais meios de comunicação (revistas, jornais, cartazes e mala-direta), tendo como anunciantes: Ford e Texaco, para quem a agência criou mapas que mostravam a localização dos postos de gasolina nas principais estradas brasileiras. Nos anos seguintes, o portfólio cresceu e abrigou marcas como Sabonete Lux, Guaraná Chapagne, Maizena Duryea, Kolinos, Palmolive, Parker Pen, Gillette, Aveia Quacker, Biscoitos Aymoré e sabonetes Eucalol.
Anúncio Guaraná Champagne
Anúncio Testemunhal com a cantora de rádio Emilinha Borba
No final da Primeira Guerra Mundial, São Paulo contava com cinco agências. Os maiores anunciantes eram a Farinha Láctea Nestlé, o Extract Vision de Fleurs da Colgate-Palmolive, a Colgate Baby Talc Powder e a Bayer. Revistas com fotos de senhorinhas, crônicas, sonetos, reportagens leves e notas sociais. Anúncios de cigarro, teatros, perucas, alfaiates, lojas elegantes, moda e produtos de beleza.
Anúncios coloridos à mão - Biotônico Fontoura
O primeiro grande painel ao ar livre, chamado réclame yankee (outdoor), exalava o xarope Bromil.
Imagens de Reclame Yankee
Anúncio Ilustrado Xarope Bromil
Anúncio Testemunhal com Olavo Bilac - Poeta e escritor
Em Goiás, surge o Jornal Informação Goyana que circulou de 1917 a 1935. Era escrito por Henrique Silva, no Rio de Janeiro e não distribuía apenas em Goiás, mas em várias capitais e embaixadas. Os anuncios eram todos captados por lá, portanto, referiam-se ao comercio do Rio de Janeiro, nenhum goiano. Assim, na edição de 15 de junho de 1918 aparece o primeiro anuncio do Estado de Goiás, de uma escola de Jataí com fotografia
Exercício aula 1 - deve ser executado em forma de apresentação utilizando os meios e veiculos da época
O líder/autor do grupo será responsável por postar no blog conteúdo a ser desenvolvido pelos membros em um unico arquivo
- colocar no título da postagem: o número do grupo, o assunto e, ao final da postagem o nome de todos os autores para que eu possa dar nota.
- Ninguém deve carregar o colega nas costas. Esse é um trabalho colaborativo de conteúdo próprio e deve ser tratado com muita seriedade.
Cuidado com o plágio. Tenha o cuidado de citar as fontes.
Quanto ao conteúdo, os materiais deverão ser compostos a partir de 3 eixos norteadores:
- Mercado (1808 a 1919 apenas)
- Público-alvo
- Tecnologia
Conteúdo - aula 1
- pesquisar e postar sobre o contexto histórico da vinda da família real no Brasil, sobre o impacto da prensa tipográfica para a comunicação e o início da Publicidade Brasileira através dos jornais. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
- pesquisar e postar sobre o regime escravocrata no Brasil, o mercado negreiro, sempre sobre a ótica da comunicação, da exploração e os formatos de comercialização escravos. Uma mácula na nossa história que não podemos deixar de estudar. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
- pesquisar e postar sobre a comunicação e o “mercado da guerra” (campanha de recrutamento) e anúncios nacionalistas nos periódicos, placas de rua e cartazes. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
- pesquisar e postar sobre o uso de figuras políticas aliadas a produtos comerciais nos periódicos, pasquins, placas de rua e cartazes. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
- pesquisar e postar sobre o mercado de produtos farmacêuticos em periódicos, principalmente os realizados ainda com recurso de ilustração. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
– pesquisar e postar sobre o mercado de serviços médicos, odontológicos muito comum na época, em periódicos, placas de rua principalmente os realizados ainda com recurso de ilustração. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
– pesquisar e postar sobre o mercado de produtos de higiene e beleza no Brasil em periódicos (jornais / ilustração). Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
– pesquisar e postar sobre a evolução tecnológica de impressão das primeiras revistas, destinadas às mulheres e crianças, além dos anúncios de moda, lojas, perfumes e tecidos, cada vez mais bem feitos. Sempre ilustrando e dando exemplos nacionais e regionais quando houver.
– pesquisar e postar também sobre revistas, falando de conteúdos e anúncios de saúde, alimentos e bebidas feito pelas grandes marcas da época revistas. Aqui cabe falar um pouco das agências (Eclética e outras agências multinacionais)
– pesquisar e postar também sobre revistas, falando de conteúdos e anúncios de produtos importados feito pelas grandes marcas da época revistas. Aqui cabe falar um pouco da confecção de anúncios mais elaborados. Sempre ilustrando e dando exemplos.
– pesquisar e postar sobre as propagandas realizadas em placas de rua, anúncios outdoor, cartazes e panfletos, mídias muito utilizadas na época mesmo com pouca tecnologia de impressão. Ilustre e de exemplos.
Então mãos à obra e ache bons exemplos de ‘RECLAMES’ para ilustrar o seu post. Não esqueçam também de colocar o nome de todos os integrantes do grupo ao final da postagem, que deve ter o seguinte título:
Exemplo: Atividade aula 1/Grupo 1: Titulo
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ResponderExcluirAchei meio ruim
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