A Jornada da Propaganda no Brasil: De 1808 a 1919
E aí, pessoal! Sou a Tuta, a cacatua falante! E hoje, contarei para vocês uma história interessantíssima sobre a chegada e a evolução da propaganda no nosso querido Brasil! Viajaremos juntos no tempo, entre os anos de 1808 a 1919 e descobriremos como e onde tudo começou.
Preparados?
Era Tudo Matagal, Até que chegou o Primeiro Anúncio…
Em 10 de setembro de 1808, a Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal brasileiro, publicou o que muitos consideram ser o primeiro anúncio publicitário do país. Esse anúncio falava sobre obras literárias como “Memória Histórica da Invasão dos franceses em Portugal no Ano de 1807” e “Observações sobre o Comércio Franco no Brasil”. Eram basicamente os editores do jornal se autopromovendo, mas isso ainda gera debate entre os estudiosos sobre qual foi realmente o primeiro anúncio. Bem, na semana seguinte, outro anúncio surgiu oferecendo uma casa de sobrado para venda, feita pela Anna Joaquina da Silva. Esse, de fato, é considerado o verdadeiro precursor.
https://blogdabn.wordpress.com/2017/09/17/fbn-17-de-setembro-de-1808-publicado-o-primeiro-anuncio-brasileiro-em-jornal/
Publicidade à Moda Antiga
Antes da Gazeta do Rio de Janeiro, a única forma de publicidade eram os cartazes manuscritos e os pregões dos vendedores nas ruas. A chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 mudou tudo! Trazendo a prensa móvel e com ela, a possibilidade de anúncios em jornais. Inicialmente, os anúncios eram simples, geralmente classificados sem design ou títulos. Eles eram feitos diretamente pelos tipógrafos dos jornais. Maneiro, né?
Imagem ilustrativa de uma prensa de época.
Anúncios e a Escravidão
Bem, pouco tempo depois da chegada da prensa e dos primeiros anúncios, em 1809, a escravidão virou um tema muito recorrente na publicidade. Anúncios sobre compra e venda de escravos, detalhando características físicas e comportamentais, eram comuns nos jornais da época. Era comum ver anúncios de escravos fugitivos também. Com a Lei Eusébio de Queiroz em 1850, que proibiu o tráfico de escravos, esses anúncios começaram a desaparecer, dando lugar a novidades que chegavam ao país. Até 1888, foram publicados cerca de 1 milhão de anúncios de escravos.
https://saopauloantiga.com.br/anuncios-de-escravos/
https://saopauloantiga.com.br/anuncios-de-escravos/
A Evolução dos Anúncios
No meio do século 19, os anúncios começaram a evoluir, tornando-se maiores e mais elaborados, com ilustrações e espaçamento aumentado. Os temas eram variados: de produtos religiosos a leilões, roupas, medicamentos e serviços profissionais. A propaganda assumiu um papel educacional, apresentando novos produtos e padrões de comportamento influenciados pela Europa.
Imagens: https://www.propagandashistoricas.com.br/search/label/s%C3%A9culo%20XIX
O Surgimento das Revistas
Com a virada do século, a publicidade brasileira se transformou ainda mais. As revistas começaram a ganhar espaço e títulos como a Revista da Semana (1900), O Malho (1902) e Fon-Fon (1907), trouxeram anúncios mais coloridos e sofisticados. Essas publicações ajudaram a profissionalizar a propaganda, atraindo grandes marcas e anunciantes nacionais.
Crescimento Urbano e Exportação do Café
Em relação ao crescimento urbano, as principais cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, estavam crescendo rapidamente devido à imigração e à expansão econômica. Esse crescimento urbano criou um público-alvo maior e mais diversificado para os anunciantes.
Café e Exportação: A economia brasileira na década de 1890 era
fortemente baseada na exportação do café, o que trouxe riqueza e
desenvolvimento, especialmente para São Paulo, que se tornaria um centro
de inovação publicitária.
A Revolução dos Anúncios de Medicamentos
Os anúncios de medicamentos começaram a ter um local maior nos meios de comunicação. Eram simples e diretos, muitas vezes com testemunhos de comerciantes. O texto era cheio de substantivos e adjetivos, garantindo que os produtos parecessem milagrosos e indispensáveis. Um exemplo icônico dessa época é o famoso Biotônico Fontoura, que prometia vigor e saúde para todos. Esses anúncios eram geralmente acompanhados por bulas e panfletos explicativos.
A Primeira Agência de Publicidade
Entre 1913 e 1914, a cidade de São Paulo viu a criação da primeira agência de publicidade: Castaldi & Bennaton, dona da revista Eclética. Após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, São Paulo já contava com cinco agências ativas. As revistas dessa época, com suas cores e ilustrações vibrantes, começaram a se destacar, atraindo cada vez mais anunciantes.
Propaganda Moderna em Ascensão
No final dos anos 1910, a publicidade no Brasil estava se tornando mais profissional e sofisticada. A Bayer, por exemplo, fez várias campanhas impactantes, com anúncios ilustrados de alta qualidade. A propaganda começava a usar princípios psicológicos para influenciar o comportamento do consumidor, estabelecendo as bases da publicidade moderna.
Imagens: https://www.propagandashistoricas.com.br/search/label/s%C3%A9culo%20XIX
E, falando em evolução, no final da década de 1910 e início dos anos 1920, uma nova revolução na propaganda estava prestes a acontecer: a chegada do rádio! Mas, essa é uma história que deixaremos para outro dia. Se preparem, porque a era do rádio trará muitas novidades e transformações incríveis no mundo da publicidade.
E aí, gostaram da viagem? De cartazes manuscritos a anúncios ilustrados em revistas, a propaganda no Brasil percorreu um longo caminho em pouco mais de um século. É impressionante ver como ela evoluiu e se adaptou às mudanças da sociedade!
Até a próxima! Tchau!
Referências:
https://saopauloantiga.com.br/anuncios-de-escravos/
https://docs.ufpr.br/~propaganda.farm/index_arquivos/page0003.htm
https://1library.org/article/hist%C3%B3ria-da-propaganda-no-brasil.qo5217rj
https://www.propagandashistoricas.com.br/2019/01/historia-da-publicidade-e-propaganda.html
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