PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE 1950 a 1999
•COMERCIAL REFRESCO AXÉ
Um dos entrevistados do dia foi Sérgio, pai da aluna Isabelle Morais. Ele contou que uma das propagandas que mais marcaram sua infância eram as que continham músicas “chicletes”. A propaganda que ele trouxe para a entrevista foi a do Refresco Axé, de 1993.
https://youtu.be/wtDPwS0jRZQ?si=DrQScAAZInfIQI1m
•COMERCIAL BOM BRIL
Em uma recente entrevista realizada pelo Thiago com a senhora Josina, de 72 anos, procuramos descobrir qual campanha publicitária mais marcou sua memória ao longo de cinco décadas, entre 1950 e 1999. A escolha de Dona Josina recaiu sobre a icônica propaganda do Bombril com Pelé, destacada não apenas pela presença do lendário jogador de futebol, mas também pelo roteiro envolvente e cativante. Esta campanha se tornou um marco na publicidade brasileira, combinando a enorme popularidade de Pelé com uma mensagem eficaz e bem-humorada.
https://youtu.be/Fuks-BpdC70?si=gWlBEEdCYNuNzSPj
•COMERCIAL GAROTO,CHOCOLATE BATOM
A aluna Clara Regina entrevistou sua mãe Regina, onde ela conta qual foi a propaganda de televisão que mais a marcou durante os anos de 1950 a 1999. Regina conta que tem uma memória afetiva com a propaganda da Garoto "Compre um batom", pois é um de seus chocolates favoritos.
https://youtu.be/HE-uqrhJtsQ?si=lFKYwBoCYPXQU5aw
•COMERCIAL SNIF SNIF
Hemilly Duarte - Entrevista com Kênia Andrade sobre a propaganda do cachorro Snif Snif
https://youtu.be/5ldez8-bvrc?si=Gec_NxNkun_zz9vv
•COMERCIAL KICHUTE
O Lucas Porto entrevistou o Márcio (seu pai), sobre sua propaganda favorita da infância, ele relembrou a icônica campanha dos anos 80 da Kichute, estrelada pelo famoso jogador Zico. Márcio contou como essa propaganda, que mostrava Zico jogando futebol com seus Kichutes, inspirava ele e seus amigos a quererem ter o mesmo tênis para jogar bola. Para ele, a propaganda representava não apenas um produto, mas também o sonho de seguir os passos de um grande jogador, deixando uma marca nostálgica e duradoura em suas memórias de infância.
https://youtu.be/4GeSAcRcJK4?si=PR_l9tuKDKrLB-vn
•COMERCIAL NESTLÉ,CHOCOLATE LOLO
Isabella Albuquerque entrevista sua mãe, Veruska Teodora, que fala sobre a propaganda do chocolate Lolo da Nestlé, da década de 90.
https://youtu.be/s115JrO5YyY?si=s1LF47B4Wfk_uOAT
•COMERCIAL PERNAMBUCANAS
Ana Clara Bernardes entrevista Marly Sousa,que fala sobre a propaganda da Pernambucanas.A propaganda trata sobre a temporada do frio, de forma leve e humorada.A propaganda ficou marcada na vida da Marly devido a música e a forma de retratar o frio.
https://youtu.be/VzYtlukAmgU?si=SjXTjdrSvZxPGPA9
•COMERCIAL MADREMASSAS E GELATO CORNETTO
Aluna Jordanny Katlyn entrevista o Senhor Alair,mais conhecido como “Liro”.O entrevistado com sua experiência de vida relata sobre algumas propagandas marcantes para ele,uma das principais citada foi sobre o macarrão madremassas com um personagem inesquecível e a outra foi sobre o sorvete Cornetto da Gelato,a qual possui uma paródia de “O sole mio”.Atualmente a Kibon possui os direitos de comercialização desse sorvete.
https://youtu.be/z5kfE1VfzCs?si=AFKbh0iV5paK4MR6
•COMERCIAL PIPOCA COM GUARANÁ
Hemerson Lima entrevista Cristiomar.
Em meados de 1990 o Brasil foi marcado pela campanha publicitaria icónica da marca de refrigerante Guaraná Antártica. A propaganda ficou popularmente conhecida entre os brasileiros por causa da expressão" Pipoca com Guarána" que também era cantada na propaganda, tornando uma música" chiclete" na cabeça do povo. Um dos grandes gatilhos foi a utilização de imagens de uma típica tarde assistindo filme, um jogo de futebol e comendo pipoca com guaraná. Algo que ressoa fortemente na Cultura brasileira, por isso a associação do refrigerante com os momentos de lazer e diversão com pipoca, tornou-se tão forte que até hoje a propaganda é extremamente lembrada.
https://youtu.be/PRqY0HhXukE?si=7cvEsVo3DvTlsEqJ
•COMERCIAL CIGARRO HOLLYWOOD
Lucas Carneiro entrevista Rosania
Na década de 1990, a televisão reinava como o principal meio de publicidade no Brasil. Sem banners online ou redes sociais, as empresas apostavam nos comerciais de TV para divulgar seus produtos e serviços, gerando uma explosão de propagandas que ficaram marcadas na memória coletiva.
Lembra daqueles jingles que não saíam da cabeça ou da criatividade única em apresentar produtos? Essas são algumas das características que tornam os comerciais dos anos 90 tão especiais e memoráveis.
Um dos ícones dessa época é a propaganda Cigarro Hollywood que foi escolhido pela Rosânia!
Uma propaganda que incentivou bastante pessoas a fumar e foi um marco na história da publicidade, levando as pessoas para outra atmosfera de luxo e diversão!
https://youtu.be/XkflM6Eb-GQ?si=-9Hdpb72OuXNopw0
•COMERCIAL COCA-COLA
Filipe Nascimento Borges, entrevista com José Elias, a entrevista se trata de uma propaganda da coca cola de 1993
https://youtu.be/zgfA-nuevRo?si=krhuD61dhQViB6Bc
Comentários
Postar um comentário