Pular para o conteúdo principal

A História da Televisão

Entre a Rádio e a TV

A TV Tupi, inaugurada em 18 de setembro de 1950, foi a primeira emissora de televisão da América Latina e a quarta do mundo. Fundada por Assis Chateaubriand, a emissora fazia parte de um grupo de mídia que já dominava a rádio, a imprensa escrita e a revistas no Brasil.

Com a sede em São Paulo, a TV Tupi rapidamente se tornou um marco para a cultura brasileira, inovada em formatos e conteúdo. Entre seus trabalhos está a criação das primeiras novelas brasileiras, como "Sua Vida Me Pertence" (1951) e "O Direito de Nascer" (1964), que conquistaram o público brasileiro.

A programação da TV Tupi era variadas, incluindo jornalismo, programas de auditório e infantis. Programas como "Alô, Doçura" e "O Céu é o Limite" que marcaram a época.

No entanto, a emissora enfrentou muitos desafios ao longo dos anos, incluindo problemas financeiros, que resultou na cassação de suas concessões em 1980.


https://br.pinterest.com/pin/324681454355747361/

http://www.tudosobretv.com.br/histortv/logotupi.gif


https://www.antenadosnaskyecia.com/2018/05/curiosidades-sobre-tv-tupi-primeira.html

 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcTG4QyxK_xh2lyopgKZBrBw3wsisburruAmqC8PZQgbYJAQwznztGO6vj4&s=10

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-rede-tupi-tv.phtml

"Está no ar a TV no Brasil", abertura por Sônia Maria Dorce, então com 5 anos, como uma indiazinha com um cocar e umas peninhas na cabeça. Sua imagem é a primeira a aparecer na TV brasileira- Tv Tupi.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcT0h04VAZWIc7fEA0lOfaXZP_4WJqEnfjpZ4VkPEZ0Z3sOchXH504dxx7BK&s=10


Impacto Sofrido na Rádio com a Chegada da TV

No fim dos anos 60, a Rádio Nacional ainda tinha uma excelente audiência, mas essa já era a década da chegada da TV, que, aos poucos, levaria para as telinhas as atrações e as verbas publicitárias antes destinadas ao rádio.

Há 52 anos trabalhando com rádio, filho de pai e mãe radialistas, Roberto Rosemberg acompanhou os tempos antigos das emissoras como a Tupi do Rio de Janeiro e a Nacional.

Com a autoridade de quem viu de perto as transformações por que passou o meio da rádio e a popularização da televisão, Roberto conta como as rádios tiveram que se ajustar aos novos tempos.

Quando entrou a televisão, as verbas foram para televisão e no país inteiro, a rádio teve que se adaptar. Teve que se acostumar com a uma redução das verbas e veio a chegada dos DJ, a FM entrando, mas a rádio foi melhorando, foi criando seu próprio caminho, foi criando rádios musicais, rádios jornalísticas, que misturam informação, música e foi se adaptando com a chegada da televisão.



Como era os Primeiros Equipamentos da TV:

TV Tubo

Em 1923, o russo Wladimir Zworykin desenvolveu e patenteou o ionoscópio, aparelho que mais tarde proporcionou a criação dos tubos de raios catódicos que compunham as televisões mais antigas. Os monitores CRT (Cathode ray tube – Tubo de raios catódicos) dominaram o mercado até a década de 90.

TV CRT

O mecanismo que fazia funcionar os aparelhos do tipo CRT (Tubo de raios catódicos) era feito por um canhão eletrônico que gerava os feixes de elétrons acelerados por uma diferença de potencial. Ao serem aceleradas, as partículas que os feixes chegavam a uma região onde estavam bobinas. Esses equipamentos geravam campos magnéticos verticais e horizontais. As cargas elétricas em movimentos sob ação do campo magnético ficavam sujeitas a uma força magnética, que fazia com que os elétrons percorressem toda a extensão da tela. Ao atingirem a tela, composta por material sensível à luz, os elétrons deixavam manchas que, unidas, formavam as imagens.

TV LCD

No início dos anos 90, a tecnologia LCD(Display de Cristal Líquido) foi desenvolvida. As TVs LCD proporcionavam melhores imagens e eram mais leves que as TVs CRT. A tecnologia LCD funciona por meio de um líquido concentrado de luz que possui suas moléculas organizadas em padrões exatos, conferindo a característica de cristal. Esse material fica entre duas lâminas transparentes e funciona por meio de tensões elétricas aplicadas a pontos específicos da tela.

Tv de Plasma

As imagens geradas pela TV de plasma possuem qualidade superior àquelas geradas pela tecnologia LCD, mas essa tecnologia consome mais energia e possui tempo de vida útil curto.

 TV de Led

O desenvolvimento de novas tecnologias deixou as TVs mais leves, com telas muito mais finas e imagens com altíssima definição.


https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcTvv5tSAKiT_XQK7bzK4FahmwXOsyflUXfSug&usqp=CAU

Sequência cronológica das emissoras do Brasil

Com a instalação da TV Tupi, primeira emissora brasileira, Assis Chateaubriand providenciou 200 aparelhos de TV, que foram dados de presentes a amigos e financiadores. Outros 22 receptores foram colocados em vitrines de lojas do Centro da cidade de São Paulo, para que as pessoas pudessem assistir da rua. Na noite de estreia, o programa seria ao vivo - como permaneceu toda a programação até os anos 1960. Poucas pessoas puderam ver as imagens onduladas, sem nitidez e em close de rostos desconhecidos à época, como Hebe Camargo e Lima Duarte. Além da falta de aparelhos receptores, a transmissão tinha um alcance de apenas cem quilômetros. 

 https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/ telespectadores_inauguracao_tupi_18_set_1950.jpg


Novas emissoras foram inauguradas, como a TV Excelsior (1960), a Globo (1965) e TV Bandeirantes (1967).


 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcSRGPfIeQyZxu9pnkBgpzuosLXXkPeMqZ3skQpticCgOoxJmjN0RQ-UOeA&s=10


TV GLOBO

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSaA4 n4RKKTlAnjUnzhW9m8kFZqpb_AE40j5f8oAI1PkaArE3khXb7u5De&s=10



TV BANDEIRANTES

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a1/Bandeirantes_logo_1967.svg/114px Bandeirantes_logo_1967.svg.png


 Nesse período, a TV Tupi entrou em decadência por motivos financeiros vindo a ter sua concessão cassada em 1980, pois a renovação exigia que tivesse os impostos pagos e ausência de processos judiciais e trabalhistas. A TV brasileira adquiriu um perfil mais empresarial. A TV Globo foi o primeiro canal de televisão a operar em rede. A emissora se tornou especialista em telenovelas, seu principal produto de exportação. A Copa de 1970 também impulsionou a venda de aparelhos. Em 19 de fevereiro de 1972, foi realizada a primeira transmissão em cores da televisão brasileira. Em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, foi realizada a Festa da Uva, com a presença do então presidente Emílio Garrastazu Médici e dos artistas Tônia Carrero e Francisco Cuoco. As imagens foram registradas pela TV Difusora de Porto Alegre.

 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRH76uaGARn58RFsnlvj lgCAdb73J06oIdNs2z1QMpsUDFrY10_K65NvNt&s=10


Grandes apresentadores Por conta de sérios problemas financeiros, no dia 02 de maio de 1980, a TV Tupi encerra suas produções. No dia 14 de julho, o governo cassa a concessão de todos os canais da Rede Tupi, pertencentes aos Diários Associados; e no dia 18 de julho, a emissora sai do ar. No dia 23 de julho de 1980, o Governo Federal anuncia a abertura de concorrência para a exploração de duas novas redes de TV, que surgem da concessões que pertenciam à Tupi. A primeira é confiada ao empresário e apresentador Silvio Santos. A outra rede é entregue ao empresário Adolpho Bloch. 
Em 1980, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) inicia suas operações como rede de emissoras independentes pela Record (São Paulo) e TVS (Rio de Janeiro). No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos e Adolpho Bloch assinam os contratos definitivos com o Ministério das Comunicações. A cerimônia é transmitida ao vivo pelo SBT. É um momento histórico, pois foi a primeira televisão do mundo que transmitiu, ao vivo, o próprio nascimento.


 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcRpUfKZdEPR9oiNMzJFoCyAIVviUBr8Y9p7zWoKVwlaUBk2QcYEujbCtT8&s=


 Em março de 1981, Gugu estreia na televisão com a "Sessão Premiada", que contava com a exibição de filmes e os telespectadores concorriam a prêmios.


https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcQbxFB5r6q5NghnvDHQdm_DEKdQckl49YFSgnGz-Q_l2X01HBjKrI1PRNQ&s=10


 Em junho de 1983, foi a estreia de Xuxa como apresentadora do Clube da Criança, na extinta TV Manchete. 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcQIc0Jv6PCM9X84eIxAjAeoFx6HuAXS-KSxsj5zOTMOcXENrR6CWhfuuWk&s=10


 Em 1984, na TV Gazeta, aos sábados, surge o programa "Perdidos na Noite", comandado por Fausto Silva (Faustão). 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcTMimBI9c9qTKF1pqvSz0e0qig_jcArhSArBg&usqp=CAU


 Em 1990, a MTV Brasil tem sua estreia no País com programação dedicada ao mundo da música.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSaO7iQ_8 gmk9bvAoJpelzqpyajdAMhzkeFxKfn5hHZcctbpLkHSC9DcA&s=10 

Logo MTV brasileira

 http://www.tudosobretv.com.br/histortv/mtv_logo.gif


 Em 1993, Ana Maria Braga passa a apresentar o Note e Anote, na TV Record, após passagens pela Band e Tupi. Mais tarde, em 1999, ela seria contratada pela Rede Globo para apresentar o Mais Você.


 https://static1.purepeople.com.br/articles/7/38/06/97/@/4373828-ana-maria-braga-apresentou o-note-amp-1200x0-3.jpg


Em 2000, foi ao ar pela Rede Globo o programa No Limite, considerado o primeiro reality show do País. 

 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcT3cbYOsCbC8z_vJ3tRkHTYghyuJc8RQ8wXqbiw-lFwO0woUoIE6PSa2web&s=10


 Em dezembro de 2001, o SBT estreou o programa Casa dos Artistas, atração semelhante ao Big Brother Brasil (BBB), mas com participação de celebridades. A estreia do BBB na Rede Globo veio apenas em janeiro de 2002, sob o comando do jornalista e apresentador Pedro Bial. 


https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images? q=tbn:ANd9GcQxKtIqUVkVBs49E91LQLG5hPryr8D8KlaOJCr-5rLG4-lT-LAe54KpCwE&s=10 




https://static1.purepeople.com.br/articles/3/37/85/3/@/457528-no-mesmo-ano-em-2002-pedro bial-580x0-3.jpg




Como Surgiu a Propaganda?

A história da propaganda começa a se desenvolver mais rapidamente, quando os jornais começaram a se popularizar. Com essas publicações, surgiu a oportunidade de transmitir não apenas notícias, mas todo tipo de anúncio.

Os comerciantes, é claro, não demoraram a perceber isso. As propagandas apareceram nas publicações praticamente desde o início, como forma de equilibrar os custos de produção e distribuição. Foi o surgimento do pilar do marketing e da publicidade: a venda de um espaço para anúncio de um produto. 

 Embora essa técnica já fosse usada em jornais da Itália, Holanda, Alemanha e Inglaterra, foi só em 1836, na França, que ela foi aprimorada. Émile de Girardin, editor do jornal La Presse, foi quem realmente aperfeiçoou a publicidade nos jornais: ele foi o primeiro a depender em larga escala dos anúncios, conseguindo então diminuir o preço dos jornais e, consequentemente, aumentar muito as vendas, é importante ressaltar que, nessa época em que a publicidade ainda engatinhava, as propagandas falsas reinavam. Ainda não havia no mundo legislações que regulamentassem a ação da publicidade, então valia tudo! Os anunciantes podiam prometer curas milagrosas, resultados impossíveis… Seria um longo caminho até que a propaganda enganosa começasse a ser considerada crime, como nos dias de hoje.

 A História da Propaganda no Brasil

 A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel. A partir de 1860 começaram a surgir os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda. No final do século XIX as propagandas já eram publicadas em jornais, praças públicas e instituições.

Com a chegada do século XX surge a primeira revista brasileira - Revista da Semana e o primeiro outdoor. Este trazia a publicidade do xarope Bromil. As peças de propagandas de remédios foram então se tornando cada vez mais comum veiculando mensagens com forte apelo milagroso e utilizando imagens de pessoas conhecidas com o intuito de valorizar os produtos anunciados. 

Já na década de 20 surge o rádio no Brasil. Em 1926, os Laboratórios Fontoura contratam Monteiro Lobato para desenvolver as campanhas publicitárias da empresa utilizando o seu personagem Jeca Tatu. A imagem desse personagem transmitia a ideia do caboclo de família magra, pálida, triste que se transformava em saudável ao experimentar o Biotonico.

 
.   

Com a Revolução Constitucionalista no governo de Getúlio Vargas em 1932 houve uma paralisação na veiculação de propagandas. Somente no final da Segunda Grande Guerra deu-se início às primeiras tentativas de disciplinar a ética da propaganda. 

Com a chegada da Televisão no Brasil em 1950, bastou a primeira propaganda ir ao ar para que as empresas reconhecessem o potencial daquele novo meio de comunicação. Na época mais comumente chamada de intervalos comerciais surge a Publicidade Televisiva serviam para socorrer eventuais problemas da programação, durando tempo suficiente para que um estúdio ficasse pronto, ou eram colocados no ar, repentinamente, após qualquer problema técnico inesperado. Com interesse nas vendas, então as agências publicitárias intensificaram as pesquisas de opinião para conhecer os hábitos de consumo do telespectador e qual seria o melhor horário para veicular seus produtos. Cria-se em 1954 o IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa - que fornecia estatísticas de audiência, acelerando o fator que viria a se transformar na força dominante da televisão: publicidade e propaganda.

A seguir, apresentamos um vídeo com uma peça reproduzindo a primeira propaganda de relógio e uma comparação com a propaganda atual, destacando as tecnologias modernas.




Sites e Referências 

Entre a Rádio e a TV 

https://www.camara.leg.br

https://mundoeducacao.uol.com.br

A História da Televisão

https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/fabio-costa/ https://unifor.br/web/melhor-profissao/

 https://brasilescola.uol.com.br/historiag/breve-historia televisao.htm

A História da Propaganda no Brasil

https://pt.slideshare.net/slideshow/a-histria-da-publicidade-na-tv-no-brasil/266969029

https://www.dna.tv.br/historia-da-propaganda-no-brasil/#:~:text=Antigamente%2C%20a%20ideia%20que%20t%C3%ADnhamos,im%C3%B3veis%20e%20venda%20de%20escravos

https://rockcontent.com/br/blog/propaganda/ 






Comentários