Entre a Rádio e a TV
A TV Tupi, inaugurada em 18 de setembro de 1950, foi a primeira emissora de televisão da América Latina e a quarta do mundo. Fundada por Assis Chateaubriand, a emissora fazia parte de um grupo de mídia que já dominava a rádio, a imprensa escrita e a revistas no Brasil.
Com a sede em São Paulo, a TV Tupi rapidamente se tornou um marco para a cultura brasileira, inovada em formatos e conteúdo. Entre seus trabalhos está a criação das primeiras novelas brasileiras, como "Sua Vida Me Pertence" (1951) e "O Direito de Nascer" (1964), que conquistaram o público brasileiro.
A programação da TV Tupi era variadas, incluindo jornalismo, programas de auditório e infantis. Programas como "Alô, Doçura" e "O Céu é o Limite" que marcaram a época.
No entanto, a emissora enfrentou muitos desafios ao longo dos anos, incluindo problemas financeiros, que resultou na cassação de suas concessões em 1980.
Impacto Sofrido na Rádio com a Chegada da TV
No fim dos anos 60, a Rádio Nacional ainda tinha uma excelente audiência, mas essa já era a década da chegada da TV, que, aos poucos, levaria para as telinhas as atrações e as verbas publicitárias antes destinadas ao rádio.
Há 52 anos trabalhando com rádio, filho de pai e mãe radialistas, Roberto Rosemberg acompanhou os tempos antigos das emissoras como a Tupi do Rio de Janeiro e a Nacional.
Com a autoridade de quem viu de perto as transformações por que passou o meio da rádio e a popularização da televisão, Roberto conta como as rádios tiveram que se ajustar aos novos tempos.
Quando entrou a televisão, as verbas foram para televisão e no país inteiro, a rádio teve que se adaptar. Teve que se acostumar com a uma redução das verbas e veio a chegada dos DJ, a FM entrando, mas a rádio foi melhorando, foi criando seu próprio caminho, foi criando rádios musicais, rádios jornalísticas, que misturam informação, música e foi se adaptando com a chegada da televisão.
Como era os Primeiros Equipamentos da TV:
TV Tubo
TV CRT
O mecanismo que fazia funcionar os aparelhos do tipo CRT (Tubo de raios catódicos) era feito por um canhão eletrônico que gerava os feixes de elétrons acelerados por uma diferença de potencial. Ao serem aceleradas, as partículas que os feixes chegavam a uma região onde estavam bobinas. Esses equipamentos geravam campos magnéticos verticais e horizontais. As cargas elétricas em movimentos sob ação do campo magnético ficavam sujeitas a uma força magnética, que fazia com que os elétrons percorressem toda a extensão da tela. Ao atingirem a tela, composta por material sensível à luz, os elétrons deixavam manchas que, unidas, formavam as imagens.
TV LCD
No início dos anos 90, a tecnologia LCD(Display de Cristal Líquido) foi desenvolvida. As TVs LCD proporcionavam melhores imagens e eram mais leves que as TVs CRT. A tecnologia LCD funciona por meio de um líquido concentrado de luz que possui suas moléculas organizadas em padrões exatos, conferindo a característica de cristal. Esse material fica entre duas lâminas transparentes e funciona por meio de tensões elétricas aplicadas a pontos específicos da tela.
Tv de Plasma
As imagens geradas pela TV de plasma possuem qualidade superior àquelas geradas pela tecnologia LCD, mas essa tecnologia consome mais energia e possui tempo de vida útil curto.
TV de Led
O desenvolvimento de novas tecnologias deixou as TVs mais leves, com telas muito mais finas e imagens com altíssima definição.
Sequência cronológica das emissoras do Brasil
Logo MTV brasileira
Como Surgiu a Propaganda?
A história da propaganda começa a se desenvolver mais rapidamente, quando os jornais começaram a se popularizar. Com essas publicações, surgiu a oportunidade de transmitir não apenas notícias, mas todo tipo de anúncio.
Os comerciantes, é claro, não demoraram a perceber isso. As propagandas apareceram nas publicações praticamente desde o início, como forma de equilibrar os custos de produção e distribuição. Foi o surgimento do pilar do marketing e da publicidade: a venda de um espaço para anúncio de um produto.
Embora essa técnica já fosse usada em jornais da Itália, Holanda, Alemanha e Inglaterra, foi só em 1836, na França, que ela foi aprimorada. Émile de Girardin, editor do jornal La Presse, foi quem realmente aperfeiçoou a publicidade nos jornais: ele foi o primeiro a depender em larga escala dos anúncios, conseguindo então diminuir o preço dos jornais e, consequentemente, aumentar muito as vendas, é importante ressaltar que, nessa época em que a publicidade ainda engatinhava, as propagandas falsas reinavam. Ainda não havia no mundo legislações que regulamentassem a ação da publicidade, então valia tudo! Os anunciantes podiam prometer curas milagrosas, resultados impossíveis… Seria um longo caminho até que a propaganda enganosa começasse a ser considerada crime, como nos dias de hoje.
A História da Propaganda no Brasil
A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel. A partir de 1860 começaram a surgir os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda. No final do século XIX as propagandas já eram publicadas em jornais, praças públicas e instituições.
Com a chegada do século XX surge a primeira revista brasileira - Revista da Semana e o primeiro outdoor. Este trazia a publicidade do xarope Bromil. As peças de propagandas de remédios foram então se tornando cada vez mais comum veiculando mensagens com forte apelo milagroso e utilizando imagens de pessoas conhecidas com o intuito de valorizar os produtos anunciados.
Já na década de 20 surge o rádio no Brasil. Em 1926, os Laboratórios Fontoura contratam Monteiro Lobato para desenvolver as campanhas publicitárias da empresa utilizando o seu personagem Jeca Tatu. A imagem desse personagem transmitia a ideia do caboclo de família magra, pálida, triste que se transformava em saudável ao experimentar o Biotonico.
Com a Revolução Constitucionalista no governo de Getúlio Vargas em 1932 houve uma paralisação na veiculação de propagandas. Somente no final da Segunda Grande Guerra deu-se início às primeiras tentativas de disciplinar a ética da propaganda.
Com a chegada da Televisão no Brasil em 1950, bastou a primeira
propaganda ir ao ar para que as empresas reconhecessem o potencial
daquele novo meio de comunicação. Na época mais comumente chamada de intervalos comerciais surge a
Publicidade Televisiva serviam para socorrer eventuais problemas da programação, durando
tempo suficiente para que um estúdio ficasse pronto, ou eram colocados
no ar, repentinamente, após qualquer problema técnico inesperado. Com interesse nas vendas, então as agências publicitárias intensificaram
as pesquisas de opinião para conhecer os hábitos de consumo do
telespectador e qual seria o melhor horário para veicular seus produtos.
Cria-se em 1954 o IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa - que
fornecia estatísticas de audiência, acelerando o fator que viria a se
transformar na força dominante da televisão: publicidade e propaganda.
A seguir, apresentamos um vídeo com uma peça reproduzindo a primeira propaganda de relógio e uma comparação com a propaganda atual, destacando as tecnologias modernas.
Sites e Referências
Entre a Rádio e a TV
https://www.camara.leg.br
https://mundoeducacao.uol.com.br
A História da Televisão
https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/fabio-costa/ https://unifor.br/web/melhor-profissao/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/breve-historia televisao.htm
A História da Propaganda no Brasil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário